O tag é o item promocional na roupa que é o “elo” entre a marca e o consumidor, já que é o acessório principal de informação e comunicação da empresa . Nele pode informar sobre a lavagem, promoção, composição do produto, categoria, modelagem, Qr Code, Código de barras, tamanhos, dados comerciais e de redes sociais, preços , inclusive, falar sobre a empresa e reforçar a sua identidade junto ao seu cliente.
Os tags de roupas são também uma mecânica de troca, já que se o mesmo tiver rasurado, amassado ou violado, a loja não troca. Passando uma segurança e credibilidade sobre aquele produto, principalmente contra “pirateiros”, que não tem critério para colocar um tag na peça.
Infelizmente, tem pessoas não levam o tag a sério, fazendo ele de qualquer jeito, com um material de baixa qualidade e com poucas informações sobre seu produto e coleção, deixando uma péssima imagem da marca. Sendo bem utilizado, o tag para roupa ajuda a vender, já que colocando todas as informações possíveis, o cliente não terá dúvidas e nem gatilhos que possa o fazer desistir daquela compra, assim, dando agilidade e segurança no processo da venda.
Ao comprar um tag, a pessoa tem que planejar a sua usabilidade e o design que falará sobre a identidade da sua Marca. São diversos fatores e processos para pensar um tag, como: qual a tendência, qual a padronagem que esta em alta, as cores, qual o papel, qual o tipo de tag, o formato, a gramatura, tipo de cordão, acabamentos, tipo de impressão, etc. Mas sempre focando no seu planejamento e identidade.
Os tags para roupas personalizados são utilizados por diversos segmentos como: roupa feminina, masculina, infantil, alfaiataria, vintage, surf wear, jeans wear, lingerie, beach wear, malharia, modinha, magazines, fitness, e outros setores como calçadistas, artesãos e jóias. Mas todos com o mesmo objetivo, comunicar a marca e seu produto.
A Zurc se diferencia no mercado por oferecer tags diferenciados, com uma diversidade de acabamentos, processos e materiais de primeira linha a um preço justo. Entregando um produto de qualidade e no prazo, graças a colaboradores dedicados e experientes no segmento gráfico.
São aqueles Tags personalizados que dão identidade e informação da marca na roupa. Podendo ter uma variedade de acabamento em uma diversidade de papéis, PVCs, tecidos e até mesmo couro. Bem utilizado, é um adorno poderoso para colocar na peça, bem como, é a conexão entre o consumidor e o fabricante.
É o tag que informa o tamanho, grade ou a modelagem da roupa. Os lojistas e magazines utilizam bastante, pois facilita para o cliente na hora da compra a informação daquele produto. O Tag de tamanho pode ser nos papéis duplex, triplex, couchê, Kraft, vegetal, off set e especial, normalmente na gramatura de 240g ou similar.
Os tags de preços são utilizados por magazines ou lojistas que vão coloca os preços nas roupas ou acessórios. É comum serem personalizados e em bobinas, para serem impressos direto no ponto de venda. Mas há aquele tag de preço convencional, que no verso vai com um “colchete” para a loja colar um adesivo com o preço do seu produto.
A escolha da matéria prima do Tag é a primeira parte do processo e de extrema importância, por que é o material principal do produto e tem que atender a coleção, objetivos e a identidade da empresa. Por exemplo, se o cliente tem uma coleção ecológica, o seu tag precisa ser em papel semente ou reciclado, algo que trate de ecologia, sustentabilidade e consumo responsável como prioridade.
O material mais utilizado para tag é o Papel, produto que pode fazer diversos processos e acabamentos, contudo, outros materiais como PVC, tecido e até couro, serve para produzir um tag, O couro, por exemplo, quem utiliza bastante o tag feito neste produto é a indústria calçadista e de acessórios, para demonstrar e comunicar o tipo de artigo que foi feito com aquele artefato. Outro exemplo é quando uma Marca busca uma característica mais rústica para sua peça, o Tag de papel Kraft é uma ótima alternativa, por que se trata de um papel com aspecto envelhecido na superfície, barato, elegante e trabalhando o processo correto, dá uma imagem impar ao produto que foi alocado.
Ao escolher uma matéria prima para o TAG tem que saber o tipo a ser utilizado, pois cada um tem sua característica peculiar.:
Aparência rústica com cor parda. Muito utilizado no mercado, principalmente para quem quer um aspecto mais rústico no produto. O melhor acabamento no tag papel Kraft é a serigrafia, bem como, deixa a impressão com uma ótima visibilidade. Outro processo que dá destaque é o hot stamping, pois tem uma excelente gravação e aderência na superfície do Kraft. Contudo, é bom ter um cuidado com impressão off set e digital nas cores pretas ou bem escuras, por que corre o risco de não dar leitura na escrita ou logo.
É um material que tem o aspecto de um tecido, feito em sintético de fibras de polietileno com alta densidade, leve, durável, resistente ao rasgo, abrasão e a água. Este produto é muito utilizado para fazer pulseiras de camarote ou eventos, já que se trata de uma matéria prima bonita e forte. Nele pode fazer impressão off set, silk screen e hot stamping.
Utilizado como um produto promocional ou para fazer um tag reutilizável com o logo ou uma mensagem da empresa. O Papel adesivo é muito utilizado em segmento de moda infantil, por que se trata de uma forma de fidelizar e reforçar a marca para as crianças.
Ele tem a frente lisa na cor branca e o verso com um aspecto fosco na cor parda. Utilizado para fazer tags para roupas com empastamento, já que é uma opção mais barata. Este material também é muito utilizado para fazer embalagens, displays promocionais e cartazes.
As suas gramaturas e aspecto são similares ao do duplex, contudo, o verso é branco. É o papel mais utilizado para fazer os tags de roupas, visto que, tem um aspecto bonito frente e verso, aceita todos os processos e acabamentos, têm uma variedade de gramaturas, é mais firme ou duro ao dobrar, ou seja, não amassando facilmente.
Este papel tem uma fibra mais mole que os demais papeis, dando uma sensação de ser sensível, porém tem uma superfície na frente e no verso liso e bonito. Existe o couchê fosco e o couchê brilho, ambos aceitam os mesmos processos e acabamentos. As impressões realizadas em off set ou em uma máquina digital, tem uma imagem mais clara e viva, dando uma leitura bem nítida. Por ser um papel mais “mole”, porém com acabamento maravilhoso, algumas empresas acoplam o papel couchê em um papelão, para o tag da roupa ter uma rigidez e aspecto diferenciado.
É um tipo de triplex, porém sua superfície frente e verso são lisos e brilhantes. Tem um toque muito próximo do couchê. É um papel Premium, que agrega valor a marca e que oferece ao tag uma excelente percepção da roupa no ponto de venda. Acabamentos como hot stamping e impressão são excelentes alternativas. Inclusive, por ser um papel com valor agregado, nem precisa de laminação, a não ser que o cliente queira uma proteção a mais para o tag.
Este é o mesmo papel da folha de sulfite que conhecemos, contudo, para ser utilizado no tag, ele tem que ser em gramaturas maiores, tipo 240g ou 300g. Excelente para impressão digital e aplicação de hot stamping.
Muito utilizado por empresas que prezam a sustentabilidade com um viés ecológico. Nele pode ser utilizado diversos processos, já que é um papel bonito e elegante, que proporciona uma variedade de possibilidades.
Utilizado por empresas que fazem um trabalho sustentável e que quero fazer uma diferença ecologicamente. O tag em papel semente vem crescendo, dado que mostra a preocupação institucional com o planeta. Neste papel se encontra sementes de uma arvore ou planta entre suas fibras que podem ser plantadas.
No segmento de moda, normalmente são utilizados 3 tipos: o papelão cinza(o mais comum), papelão Paraná e o papelão couro. Ambos são utilizados por causa da espessura e rigidez que eles dão ao produto. Inclusive, por ser firme, às vezes são até acoplados junto com outros tipos de papéis, tipo o couchê, para dar uma aparência moderna do papel, porém com a firmeza que o papelão oferece.
É um papel considerado Premium com uma aparência linda. Tem diversas cores, entanto, a cor mais utilizada é a cor preta, por causa da sua tonalidade bem escura. Processos como hot stamping, verniz localizado e silk screen são os mais indicados para fazer um tag.
Tags produzidos com tecidos é utilizado por marcas de jeans, de forma de demonstrar no seu tag a lavagem que utilizou naquela peça. Outra forma de utilizá-lo é no tag de modelagem ou tamanho, no qual, a marca que dar um charme na sua roupa. Os tecidos mais comuns para ser utilizados no tag são: Oxford, tricoline e lona fina impressos na serigrafia.
É tipo de material translúcido muito utilizado como sobreposto de um tag, com um detalhe de hot stamping ou impressão digital. Mas tem marcas que ao querer um aspecto diferente no tag, faz uma serigrafia no vegetal, no qual, dá um destaque e uma leitura forte naquele produto.
Existe uma diversidade de papéis especiais, já que eles podem ser textutizados, com relevos, coloridos, com glitter, aspectos diferenciados, translúcidos, brilhantes, foscos, porosos, etc. O tag fabricado em papel especial tende ser Premium e com preços elevados para serem utilizados em ocasiões muito especiais. Mas, na Zurc temos um tipo de papel especial com um preço acessível, com um toque diferenciado, uma gramatura que dá rigidez ao tag e deixa uma superfície linda. Entre em contato e confira.
O tag feito com couro é muito utilizado na indústria calçadista ou de acessórios quando quer demonstrar o artigo que foi fabricado naquele produto. Normalmente é feito em formato de brasão com uma queima, um processo bem simples e eficaz. Em alguns casos, apenas o baixo relevo.
Os tags produzidos com este material são muito utilizados pela indústria surfwear, beach wear e fitness. O Tag em PVC pode ser rígido ou flexível, nos processos de silk screen ou hot stamping. Os cordões mais comuns e que dão uma ótima junção com o PVC são os lacres genéricos e os silicones,
A gramatura de um tag vai depender do papel que for utilizar, pois há papéis mais rígidos e outros mais flexíveis. As espessuras mais comuns são 180g, 200g, 240g, 300g, 350g e 400g, porém, tem que observar o tipo de papel, já que cada um tem o padrão diferente dos demais. Uma técnica de mercado para quando se precisa de um tag mais espesso, é o empastamento. Processo que se cola um papel no outro, deixando-o mais espesso e rígido. Exemplo: Um tag em papel Kraft 400g colado em outro Kraft com 400g, vai ficar com uma gramatura de 800g, tornando-o bem grosso e firme.
Os formatos dos tags podem ser retangulares, quadrados, triangulares, irregular/especial ou redondo. Ao escolher um formato, é importante saber que produtos com cortes retos como os retangulares e quadrados, tendem a ser mais baratos e rápidos de produzir, pois são facas mais baratas. Com corte especial ou irregular, tende a ser mais caro por ser um tipo de faca que dá mais trabalho ao fabricar.
Os cordões para tags é um item importante, já que é o elo que ajudar a decorar e dar destaque entre o acessório e a roupa. Existem diversos tipos de cordões: Poliéster, cetim, algodão, sisal, lurex, lacre de autenticidade e genérico, encerado, rabo de rato, silicone, etc. A escolha tem que ser dentro da identidade e tendência que foi pensado aquele tag. Atualmente, o tipo de cordão mais utilizado é o lacre de autenticidade personalizado ou genérico, já que é um produto que dá segurança e autentica a peça contra pirataria, além de ser um produto que é visualmente bonito. Tem marcas que não utilizam nem um tipo de cordão, apenas o fix pin que é aplicado através de uma “pistola” diretamente na roupa.
Os acabamentos são os processos que dão “cara” ao tag para roupa, deixando-o com uma leitura clara do logotipo da marca e as informações que se deseja com o produto. Estes acabamentos podem ser: Laminação fosca, brilhante ou toque de pêssego, verniz, hot stamping, verniz uv frontal, verniz serigráfico, verniz localizado, alto e baixo relevo, enfeite, ilhós, material sobreposto, serigrafia, etc. Contudo, pensando no preço dos tags, quanto mais processos tiverem, mais caro ele fica.
Ao definir a cor do tag é sempre importante saber o tipo de impressão, porque cada um tem sua peculiaridade e processo, que pode resultar na diferença da imagem que se vê em uma tela ou papel em relação de como ficou a impressão. Já que o cliente, às vezes por desconhecimento técnico, pode acabar sendo enganado ou aprovando uma impressão por impulso sem saber como vai ficar o resultado final daquele produto. Inclusive, pode haver distorções das cores dependendo do tipo do papel, pois se ele for mais poroso, a imagem tende a ficar mais fosca, se for um papel mais liso, a imagem pode ficar com aspecto mais nítido e brilhante. Outro fato que pode afetar o aspecto da cor na impressão são as laminações ou plastificações, que são uma camada fina de plástico por cima do papel que pode alterar a resolução do tag.
Abaixo segue o tipo impressão e como são as cores da imagem: