A Etiqueta de metal para roupas está sempre em alta na moda para decorar o vestuário, já que enriquece a peça com um glamour único e dá um belo visual. São aviamentos simples de aplicar, bem com, dão rapidez e agilidade no sistema de produção do fabricante.
O material mais comum utilizado para fabricar o a plaquinha de metal personalizada é o zamac, a partir dele, dá para fazer inúmeros produtos como: plaqueta auto-perfurante para aplicação direta na peça, plaquinha para costura, pingente, botão para costura ou flexível para calça jeans, puxador de zíper, rebites, fivelas, etc.
O produto metálico pode ser utilizado em diversos segmentos da moda: malharia, jeans wear, lingerie, moda praia, calçados, fitness, modinha, casual, vintage, masculina, feminina, infantil, etc. Sempre utilizado como decoração ou como um acessório para comunicar a marca na peça.
Quando uma confecção procura por um aviamento de metal, é importante saber os processos, acabamentos, banhos, formatos e tipos que existem, para que possa fazer a melhor escolha para sua coleção. Já que existem diversos fatores que possam implicar e atrapalhar a produção, ou até mesmo, ter problemas de qualidade e oxidação da peça depois da venda para o cliente final.
A primeira etapa para saber o que vai ser produzido é “qual é o produto” e para o que ele se destina:
Este acessório é utilizado em malhas, blusas (principalmente de lã), jaquetas, bermudas, moda infantil, alfaiataria, moda fitness, etc. Por ser para costura, o metal tem dois ou quatro furos no centro, dependendo do objetivo de utilização. Os tipos de banhos podem variar em relação há característica da roupa que será utilizada.
Este aviamento é utilizado em jaquetas, bermudas, shorts, macacões, bolsas e calças feitas com jeans ou até mesmo em sarjas. Na sua aplicação é utilizada uma matriz para ser utilizada em uma máquina pneumática, bem como, a fábrica tenha produtividade e rapidez no seu sistema de produção. Seu acabamento pode ser com resina, banhos de todos os tipos, com strass ou até encapado.
Normalmente é utilizado como item decorativo na peça, onde o seu tamanho pode variar entre 7 e 9 mm. O rebite é aplicado igual ao botão.
Esse componente, por ser de metal, tende a ser mais resistente e duradouro que os tradicionais. É um produto que dá valor a marca, sendo que sua personalização é bem delicada e fina, dando uma leitura excelente dos detalhes. O acabamento mais utilizado é resina, banho velho e baixo ou alto relevo, de modo que a escrita fique bem definida e fácil visualização.
Este produto é utilizado muito em malharia, moda praia e lingerie, já que é um item decorativo bem delicado e normalmente pequeno. O Pingente tem apena um furo para costura, de modo que fique uma parte solta na peça. Por ser um item que pode ser utilizado em moda praia, é importante saber que o banho tem que ser em verniz cataforético, para que a peça tenha resistência à água do mar e não oxide rapidamente.
Ele pode ser utilizado como objeto decorativo no passante da calça, cintos, lingerie e biquínis, sendo que pode ser fabricado no tamanho e formato que o cliente desejar. Ele pode ser sem ou com personalização.
São peças para aplicação direta na roupa, podem ser com pino, rebite ou auto-perfurante. Sempre se atentar para este detalhe, pois são processos distintos e cada processo necessita de um tipo de ferramenta. A peça com pino necessita de uma furadeira para derreter o pino na peça. O rebite e o auto-perfurante podem ser aplicados na pneumática de aplicar botão, contudo, ambos precisam de uma matriz. É importante sempre Informar como será a aplicação da plaqueta, qual a máquina você tem na sua produção e consultar antecipadamente se o fabricante cobra a matriz ou se fornece conforme o valor da venda.
As peças para costura sempre tem furos em suas extremidades, que podem ou não ter cavidade. Nestas peças não há necessidade de matriz, já que normalmente são costuradas manualmente.
O material que o metal será aplicado é de grande importância, por que dependendo do tecido a peça tem que ser mais fina e leve, se for com contra chapa tem que ser um tecido mais grosso. Se o tecido for branco e precisar de contra chapa, tem que se atentar se na aplicação não vai aparecer o verso do metal. Se for moda praia, o banho tem que ser cataforético, pois o sal da água ataca qualquer outro banho, fazendo oxidar a peça rapidamente.
A criação da arte deve levar em consideração o formato final do produto, de preferência mostrar claramente qual o seu formato para que não haja erros de interpretação na fabricação do molde. Pode ser em qualquer formato, desde que o desenho esteja com informações claras e com uma leitura nítida. Porém, dependendo da tipografia ou logo, no reservamos em alterar a arte para ser produtivo com a ciência do cliente ou não aceitar o pedido por razões técnicas.
O tamanho tem que ser informado conforme a característica de cada desenho. Produtos quadrados ou retangulares têm que conter comprimento e largura. Produtos com lados diferentes têm que ser informado às dimensões. Produtos redondos têm que informar o diâmetro. A espessura de cada etiqueta de metal é feito na fábrica conforme o tamanho de cada peça. Caso queira que o produto seja mais espesso, favor informar o vendedor que estiver te atendendo.
A plaqueta pode ser em diversos formatos, conforme a necessidade do cliente. Os tipos mais comuns são retangular, quadrado, triângulo, redondo ou tipografia cursiva conforme a fonte a ser utilizada. Contudo, pedimos atenção em relação ao tipo do logo, pois dependendo do detalhe não dá para ser produzido.
Os tipos de aplicação do metal são importante saber na hora da compra, por que o cliente tem que avaliar como é sua produção, se vai ter como colocar aquele componente na roupa e se terá mão de obra para aplicar o metal.
A plaqueta tem um pino que é produzido com o próprio material da peça. Á aplicação é realizada com uma furadeira que remancha o pino em cima de uma matriz.
A plaqueta com rebite é quando no momento da usinagem do aviamento é acrescentado um pequeno rebite, que aparentemente após banhar é igual ao pino, contudo, tem a forma de aplicação diferente. O metal com rebite de alumínio é aplicado com uma matriz em uma máquina pneumática de botão
O metal auto-perfurante é aplicado na prensa pneumática e precisa apenas de uma matriz de aplicação, sem a necessidade de matriz de perfuração do tecido. É um método mais produtivo para a confecção. Contudo, tende a ficar um pequeno relevo nas pontas do metal por causa do furo que encaixa o prego de aplicação.
O metal com garra é quando no verso do mesmo, existem duas garras que penetram o tecido e se fixam na peça. Normalmente este produto é utilizado por bonés, já que requer uma forma mais simples para aplicar a plaqueta. Como o boné tem o forro internamente, não corre risco de o usuário ter contato com aquela garra, ficando assim bem protegido.
Pode ser com ou sem cavidade no furo. A Cavidade no furo é um baixo relevo ao lado do buraco da costura que tem para o encaixe da linha, tal como, deixa o trabalho do aviamento mais bonita na roupa. Detalhe que chama a atenção do usuário por causa da delicadeza que trás a peça. É opção do cliente se o a etiqueta de metal deve ou não ter a cavidade.
O Metal com Baixo relevo é comum que vá com resina marcando o desenho ou apenas com o banho. Contudo, quando é um banho velho, tende a marcar o que esta em baixo relevo de uma forma mais escura e sombreada, dando um destaque para aquele produto.
É uma ferramenta modulada onde se encaixa a peça a ser aplicada junto ao tecido. Existem 2 tipos de matrizes, a auto-perfurante e de perfuração. A de perfuração é utilizada em plaquetas com pino ou rebite, que necessitam antes da aplicação que o tecido seja perfurado para o encaixe da peça. A matriz para auto-perfurante é completo, já que perfura o tecido e aplica ao mesmo tempo.
A contra chapa é utilizada para dar sustentação em todo contorno do metal.
Tem metais, principalmente os menores, são aplicados com arruelas apenas. Porém, dependendo do tamanho da plaqueta a arruela pode ser um problema, pois o metal não terá segurança na peça e pode machucar o consumidor, já que o metal tende ficar “vivo” na roupa, de modo, que pode se quebrar facilmente ou ficar com alguma ponta exposta.
A parte de acabamento da etiqueta de metal pra roupa é de suma importância, já que é o detalhe final do componente. Uma informação errada pode comprometer toda a produção, causando atrasos e prejuízos.
Quando colocar strass na plaqueta tem que informar o formato e as dimensões, para que na hora de desenvolver o produto não haja problemas de produtividade. Inclusive, é aconselhado não utilizar muitos strass na mesma peça, uma vez que encarece o aviamento de metal e aumenta o prazo de entrega.
A resina é utilizada quando queremos cobrir uma superfície e deixar aparente apenas as letras e os logos internos. A resina pode ser cor pantone.
A plaquinha de metal para roupa com pintura é utilizada quando o produto é em baixo relevo. Este processo serve para melhorar a visualização da marca do cliente no acessório, dando mais destaque e leitura ao produto. A cor da pintura segue a tabela pantone.